A BM&F Bovespa investe em tecnologia e cresce

Os pregões presenciais na BM&F terminarão no final do mês, completando a migração para o sistema eletrônico (que já funciona na Bovespa desde 1999). A BM&F Bovespa tem crescido a passos largos. A Bovespa registrou semana passada (no dia 3/6) um número recorde de transações (431, 245 transações, com volume financeiro pouco acima de R$6 bi). De acordo com o Financial Times, o valor de mercado da bolsa já supera o do grupo NYSE Euronext, da Nasdaq OMX e da London Stock Exchange.

Com a recente escalada do índice Ibovespa, que oscila próximo dos 53 mil pontos (meio caminho entre o topo de 70 mil pontos  alcançado no auge da bolha e o fundo (?) de 30 mil pontos no final de outubro de 2008), o país atrai ainda mais a atenção de investidores externos. O investimento de estrangeiros no mercado acionário em maio também foi recorde: os gringos aportaram U$2,5 bi no mês. Os investidores estrangeiros já representam 30% do volume da Bovespa e 20% do volume da BM&F (dados de 2008).

A bolsa continua investindo em infra-estrutura de TI e implementou recentemente um sistema de Acesso Direto ao Mercado via co-location, no qual corretoras e investidores podem instalar servidores dentro da central de processamento de dados da bolsa. O sistema facilita a atuação de investidores que usam algoritmos para efetuar trades automaticamente. Isso significa mais espaço para fundos quant operarem no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s