Um modelo comportamental para o mercado financeiro

A área de finanças comportamentais (ou behavioristas) difere da clássica por não assumir agentes econômicos racionais e todas as simplificações daí oriundas. Com as bolhas e crises das últimas três décadas, a instabilidade do sistema financeiro ficou mais evidente, como havia observado Minsky (sobre  quem eu aprendi recentemente lendo este livro). É interessante então que existam modelos que levem em consideração os vieses psicológicos dos agentes econômicos, e que possam modelar o tipo de comportamento exibido pelos preços.

J. Bradford Delong, da University of California em Berkeley e do NBER (instituição norte-americana responsável por, entre outras coisas, datar as recessões), escreveu um pequeno paper com ‘o modelo comportamental mais simples’ que possa reproduzir bolhas, manias, pânicos e crashes no mercado de ações.

Washington foi muito influenciada pelo paradigma do mercado racional e eficiente, deixando as bolhas nos mercados financeiros crescerem até estourar. Com a magnitude da crise atual, isso pode mudar, e modelos como esse (obviamente não tão simples) serão importantes para balizar as políticas. Mas se, como disse Keynes,

Americans are apt to be unduly interested in discovering what average opinion believes average opinion to be.

o que acontecerá se o governo passar a agir antecipadamente para furar as bolhas (uma política de preemptive strike financeira)? O fato de os modelos teóricos incluirem bolhas e crashes não levará os agentes a tentar aproveitar o aumento nos preços mais rapidamente, antes que a festa acabe, exacerbando o problema? Se tal política chegar a ser implementada, teremos que esperar para ver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s