Metáforas, modelos e teorias

Segue um artigo muito interessante, entitulado Metaphors, Models & Theories. O autor distingue uma teoria, que é algo verdadeiro, expressão da verdadeira natureza de um fenômeno, com um modelo, uma construção ou representação simplificada de um objeto ou fenômeno.

Em Finanças, não existem leis imutáveis e verdadeiras como na Física (com a possível exceção da Lei do Preço Único, que diz que ativos iguais devem ter igual valor). Portanto restam os modelos, caricaturas ou metáforas do comportamento do mercado, o qual depende do comportamento humano. Usamos os modelos para mapear quantidades de um mundo complexo e multidimensional para um número menor de dimensões.

As dicas do artigo para evitar as armadilhas na modelagem financeira:

  • Evitar axiomatização (“Axiomatização é para Matemática. Finanças é sobre o mundo real. Todo axioma financeiro está errado; a questão prática é, quão errado, e ainda é possível fazer uso dele?”)
  • Modelos bons são vulgares de uma maneira sofisticada (“Os mercados são, por definição, vulgares, e portanto os modelos mais úteis são sabiamente vulgares, usando variáveis que todos usam … para descrever os fenômenos que observam. Construa modelos vulgares de maneira sofisticada”)
  • Varra a sujeira para debaixo do tapete, mas avise aos outros (“Devemos ser humildes quando tentarmos aplicar matemática aos mercados…O mundo dos mercados não corresponde às circunstâncias ideais assumidas em um modelo…O usuário deve saber o que foi assumido quando usa o modelo, e saber exatamente o que foi varridor para debaixo do tapete”)
  • Cuidado com a idolatria (“O maior perigo conceitual é imaginar que alguém possa escrever uma teoria que encapsule o comportamento humano e remova a dificuldade de pensar constantemente…Confundir um modelo com uma teoria é abraçar o desastre futuro, oriundo da crença de que seres humanos seguem regras matemáticas).

Vale a pena ler.

Adendo: O mesmo autor tem um livro que parece interessante, que está na minha fila.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s