A aposta de Warren Buffet

Warren Buffet, um dos investidores mais bem-sucedidos da história, é um crítico das altas taxas cobradas pelos gestores ativos. Em 2005 ele ofereceu publicamente uma aposta de $500k, a serem doados para caridade, a qualquer gestor que conseguisse escolher uma carteira de pelo menos 5 hedge funds que superassem o S&P500 em um período de 10 anos.

Um gestor, Ted Seides, da Protégé Partners, aceitou a aposta e escolheu uma carteira com 5 fundos de Hedge Funds. A aposta começou em 2008. A carteira com os 5 fundos rendeu, até o final de 2016 (9 anos), 2,2% ao ano, enquanto o S&P500 rendeu 7,1%. Buffet estima que as taxas dos fundos e dos hedge funds que os compõe teriam custado aos investidores 60% dos ganhos totais no período.

Detalhes na carta anual da Berkshire Hathaway, empresa de Buffet.

Anúncios

3 comentários sobre “A aposta de Warren Buffet

  1. Não discordo que as altas taxas de administração e performance atrapalham o resultado. Mas nesse caso,e particularmente, o período de inicio da aposta tem um vies favorável. Acho que Buffet foi esperto! Como a aposta começou em 2008, um período de forte inflexão do mercado, a aposta (verdadeira) foi que uma forte recuperação do SP500, Como os HF trabalham também com posições short, a ideia é que nesse período o SP long only supera uma carteira com posições short ainda mais quando o custo é alto.

    • Sim, com certeza ele foi esperto, mas lembre que a aposta dava total liberdade para eacolher os hedge funds, o apoatador poderia ter escolhido qualquer HF com qualquer tipo de estratégia, incluindo long only.

  2. Republicou isso em Brasil ETFse comentado:
    Post falando um pouco sobre a vantagem dos fundos baseados em índices e o impacto das altas taxas de administração dos fundos de gestão ativa no retorno do investidor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s