Robo-Advisors

Quando surgiram os chamados robo-advisors nos EUA, muitos viram as novas plataformas de investimento online como potenciais competidores dos gestores estabelecidos, como Vanguard e Schwab. Com interfaces descomplicadas e taxas mais baixas, os robôs estariam chegando para quebrar (disrupt) a indústria de gestão de recursos. As maiores e mais conhecidas são Personal Capital, WealthFront, e Betterment.

No entanto, gestores como Vanguard e Schwab possuem enormes vantagens competitivas, devido ao seu tamanho e posição no mercado. A Vanguard, por exemplo, tem $5.1 trilhões sob gestão, enquanto a Schwab tem mais de $3 trilhões. As casas rapidamente passaram a oferecer suas próprias soluções (algumas similares aos robo-advisors, outras, produtos híbridos com soluções mais tradicionais).

Resultado: Vanguard e Schwab rapidamente ultrapassaram os novos competidores na categoria. De um relatório recente da MorningStar:

 

Anúncios

2 comentários sobre “Robo-Advisors

  1. Seria esse robô advisor apenas um sistema automatizado de alocação de ativos? Se for ele tem mais utilidade para investidores iniciantes que ainda não tem controle de portfolio

    • É justamente esta a ideia, facilitar para investidores que não tem tanto conhecimento, mas à um custo muito menor do que o de um advisor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s